Hoje continuou a decorrer a Taça de Portugal de Surfing Montepio no Santa Cruz Ocean Spirit powered by Blue, nas ondas da praia do Centro, em Santa Cruz, Torres Vedras, sendo que já são conhecidos todos os vencedores da categoria de Bodyboard.

Daniel Fonseca (PPSC) fez a “dobradinha” e depois de vencer a etapa do Circuito Nacional de Bodyboard em Santa Cruz, na passada terça-feira, venceu a categoria sénior da Taça de Portugal de Surfing Montepio. Na categoria Cadetes, o grande vencedor foi Miguel Ferreira (AquaCarca); em bodyboard Juvenil, o primeiro lugar foi para Marco Vieira (AON); na final feminina sénior foi Catarina Sousa (AquaCarca) quem levou a melhor, e em femininos Junior, Teresa Coelho (AquaCarca) foi a vencedora. No bodyboard Junior, Guilherme Guerra (CRCQL) ficou em primeiro lugar.

Limpeza de praia no areal de Santa Cruz
Durante a manhã de hoje mais de 60 pessoas, entre adultos e crianças, aderiram à iniciativa de limpeza de praia levada a cabo pela Surfrider Foundation Europe.

Richard O’Sullivan, representante da associação e responsável pela gestão da Surfrider Foundation Ericeira, explicou em que consistiu a iniciativa. “Esta foi a terceira limpeza de praia que realizámos no festival, tendo como objetivo sensibilizar os mais novos para o programa que a Surfrider está a desenvolver em 2015”, disse, referindo-se ao projeto de proteção dos oceanos, ondas e praias do mundo através da conservação, do ativismo, da investigação e da educação.

Hoje de manhã, foram 65 as pessoas que se juntaram à associação na limpeza da praia. Divididos em equipas, cada uma com uma cor, recolheram o lixo do areal da Praia do Centro, em Santa Cruz, e no final fizeram-se as contas. “Hoje recolhemos três baldes inteiros de beatas de cigarros, o que é nojento. As pessoas têm de colocar as beatas em locais apropriados. A areia não é um cinzeiro. Pode levar 500 anos até que a beata se decomponha. E mesmo quando isso acontece já entrou na cadeia alimentar dos peixes. Basta colocá-las num cinzeiro”, alertou Richard.

De notar que no primeiro dia do evento, a Surfrider recolheu 30 sacos com plástico que estava espalhado pela praia. Hoje foram recolhidos sete, sendo a maior quantidade de lixo encontrado composto por beatas de cigarros.

“Os turistas mostram-se sempre mais interessados. O turismo tem crescido imenso em Portugal nos últimos 5 a 6 anos e o lixo nas praias não vai diminuir a não ser que façamos alguma coisa para o parar. Por isso é importante as crianças terem esta participação ativa”, referiu ainda. Atualmente a organização já conta com quatro capítulos (pólos) em Portugal: nos Açores, Porto, Ericeira e Lisboa. “Estamos a crescer. Queremos unificar todos estes capítulos num só e procurar mais voluntários. São apenas 10 euros por ano para se juntarem a nós. Temos tentado chegar a surfistas e escolas de surf, para continuar a tentar limpar e preservar a costa”, concluiu.

Mais uma noite de festa
Ontem, a noite começou com Saavedra, e seguiram-se os Thunder & Co., e Mauro Barros, o DJ escolhido para fechar esta noite. Hoje, sexta-feira, e uma semana depois do arranque, Rodolfo Silva abre o palco principal, para dar depois espaço a D’Alva. Aliás, é uma espécie de dois em um. Porque a Alex D’Alva Teixeira se junta Ben Monteiro, que prometem arriscar-se a misturar influências tão díspares como Michael Jackson, Spice Girls e James Blake. A noite termina com Van Breda.

O Santa Cruz Ocean Spirit 2015 é uma organização da Associação Ocean Spirit e da Câmara Municipal de Torres Vedras, com o patrocínio principal da Blue. O evento conta ainda com os seguintes patrocinadores: Montepio e Água do Vimeiro. A rádio oficial é a Mega Hits e a televisão oficial a Fuel TV. A Vert Magazine é um dos parceiros de media.