Tirando um ou outro dia, o vento norte ainda não se afastou em definitivo da costa portuguesa. Não podemos queixar-nos, pois o fenómeno é comum nesta altura do ano. O truque é aproveitar as primeiras horas da manhã e os finais de tarde.
Para esta sexta-feira o swell dá um ligeiro toque, por isso, confirma o que por aí vem:
29 DE JULHO, SEXTA-FEIRA
Ondulação de noroeste a subir até aos 1,5 metros ao longo do dia e com vento fraco de norte praticamente inexistente até às 15h. O período não é o melhor, apenas de oito, mas isso deve ser garantia de algumas ondas em várias zonas do país. A norte, destaque para Leça da Palmeira, mas também a praia do Bico (em Viana do Castelo) e outras praias consistentes como a Barra e a Mariana que deverão apresentar ondas de 0,5m. A zona oeste terá ondas de metro com destaque para S. Pedro de Moel, Foz do Arelho e Sta. Cruz. Um pouco mais abaixo, o Reef e o Backdoor, bem como a Foz do Lizandro, na Ericeira, são spots a não perder. A sul, ondas que não passarão do 0,5m, com as melhores opções a serem a Carrapateira e o Amado.
30 DE JULHO, SÁBADO
Até às 12h, toda a costa praticamente sem vento, o que pode dar azo a boas sessões matinais, mas depois a nortada dá sinal aumentando de intensidade até ao final da tarde. O auge do swell dá-se às primeiras horas da manhã, registando 1,7m com período 8 orientado de NO. Prevêem-se algumas ondas a norte, entre meio e 1 metro, especialmente na maré vazia. Procurar os beach-breaks mais consistentes. Na região centro e na zona de Lisboa é de conferir a Ericeira logo de manhã, bem como alguns beach-breaks da zona como São Julião, Praia Grande e Guincho. Na costa sul mantêm-se as apostas para a Carrapateira e Amado.
31 DE JULHO, DOMINGO
Swell a manter-se de NO, mas a baixar ao longo do dia para 1,3 metros com 7-8 de período. O vento de norte também marca presença logo de manhã a aumentar de intensidade ao longo do dia. A norte, com alguma sorte, poderemos encontrar ondas de 0,5m na Praia da Barra e Mariana, mas batidas pelo vento. Ao centro as opções mantêm-se nos spots a norte do Guincho e do cabo da Roca. No sul, a previsão não é a melhor, mas um ou outro beach-break da costa vicentina poderá fornecer ondas de 0,5m.
Bom fim de semana!