A Federação Portuguesa de Surf e o técnico nacional para o Bodyboard, Eduardo Birra, chegaram a mútuo acordo para a saída do mesmo do quadro técnico da FPS. Este acordo entre a FPS e o conceituado técnico encerra a passagem de Duda Birra pela equipa técnica da Federação. Duda Birra termina assim um ciclo de mais de 20 anos ao serviço da Seleção Nacional.

Graças à sua liderança na Seleção Nacional conquistou inúmeros títulos europeus e mundiais. Neste campo há a destacar treze medalhas mundiais da modalidade, incluindo quatro títulos mundiais, mais recentemente o título conquistado pela Teresa Almeida, Campeã Mundial Open nos ISA World Bodyboard Games, em Iquique em 2014, tendo a equipa atingido o 4º lugar da geral e o 2º na Aloha Cup. Já em 2015, na mesma prova, a equipa portuguesa conquistou duas medalhas de bronze, nos Sub-18 Masculino e no Open Feminino.

A Direção da FPS aproveitou para agradecer todo o trabalho desenvolvido ao longo dos anos pelo técnico português. Nas palavras do seu presidente, João Jardim Aranha, “Para a Federação Portuguesa de Surf e para mim, em particular, o Duda tem sido uma figura fundamental no desenvolvimento da modalidade e nos resultados atingidos pela Seleção Nacional no Bodyboard. Esteve presente e contribuiu para todos os resultados que Portugal atingiu ao longo dos anos. Somos amigos há muitos anos e, de uma forma menos oficial, sabemos que podemos contar com a sua experiência sempre que tal se imponha necessário”.

Um bem haja a Duda Birra. O bodyboard tem uma enorme dívida para com ele, por toda a dedicação ao longo de duas décadas e, claro, pelos fantásticos resultados desportivos que alcançou sob a sua alçada.

No comunicado não foi informado quem passará a ocupar agora o cargo de Selecionador Nacional de Bodyboard.